quinta-feira, 9 de maio de 2013

Plataformas de e-commerce

Outra preocupação inicial para quem está a implantar um comércio eletrônico está na implementação de uma loja virtual. Que tecnologias estão disponíveis para desenvolver este ambiente? Que profissionais deveremos contratar para concretizar este projeto? Como fazer uma loja virtual?
A resposta a estas perguntas estão associadas ao planejamento do seu negócio e ao tamanho que este ira possuir. Existem basicamente três classificações de plataformas disponíveis que são as de desenvolvimento próprio, as de código aberto e as alugadas.

Plataformas de desenvolvimento próprio são as que demandam maior tempo de elaboração e neste caso o empreendedor deverá contratar uma equipe qualificada para desenvolver o seu software e hospedá-lo em algum ambiente na internet. Todas as etapas deverão normalmente ser construídas por esta equipe o que leva bastante o custo de sua implantação e de sua posterior manutenção.

Plataformas de código aberto, são disponibilizadas "gratuitamente" na  internet. Por ser um software livre qualquer um pode baixar seu código e utilizá-lo, porém se faz necessário que a pessoa entenda bem de programação, desta forma o logista deverá dispor de uma equipe para ativar sua loja e fazer as customizações necessárias, motivo pelo qual o termo gratuitamente é referido apenas ao valor do software, mas não à sua implantação.

Já as plataformas alugadas ja vem prontas, podendo serem customizadas de forma simples e fácil porém o lojista tem poucas opções pois o sistema vem pré configurado com alguns modelos apenas. Neste caso não se faz necessário uma equipe técnica pois a manutenção do "site" é feita pela empresa que aluga a loja virtual, assim como a certificação digital, contrato com os meios de pagamento, ferramentas de marketing, dentre outros benefícios ja vém inclusos dependendo do pacote escolhido.

Abaixo disponibilizamos um vídeo de um blog especializado em e-commerce, onde um especialista fala sobre como o logista deve escolher sua plataforma e alguns links de artigos sobre o tema. Também disponibilizamos a apresentação sobre este assunto no material complementar.


Vídeo do site e-commerce brasil.



Link para o artigo: Plataforma de E-commerce - Criar Alugar ou comprar?
http://www.blogdoecommerce.com.br/opcoes-plataforma-ecommerce/

Exemplo de plataformas alugada e seus planos:

http://maxistore.com.br/planos/
http://www.dotstore.com.br/loja-virtual/planos-e-precos

Exemplo de plataformas opensource:

http://www.prestashop.com/pt/

Vamos utilizar para interação nos comentários os temas, a importância da escolha da plataforma e as vantagens e desvantagens entre elas.

21 comentários:

  1. "Independente do tamanho de sua empresa, o importante é começar da maneira certa"; Afirmação de Felipe Martins sobre a importância das plataformas de e-commerce, defendendo que é aconselhável alugar uma plataforma, por não exigir alto investimento, equipe especializada, além do empresário não perder o foco principal de seu negócio: aquisição e vendas de produtos.CARLOS.

    ResponderExcluir
  2. A priore é necessário saber como e de que forma a empresa irá atuar no e-commerce, após tais decisões é melhor seguir as informações dadas por Felipe Martins, se a empresa esta começando e melhor alugar plataforma, por ter algumas vantagens como implantação em pouco tempo, está sempre em teste, adaptadas á situação do país entre outras, e a questão financeira por ser mais acessível financeiramente.

    Simone Jamille

    ResponderExcluir
  3. Existem as plataformas alugadas, de código aberto (que exige qualificação e conhecimento) e as plataformas próprias, porém como fala Felipe Martins o ideal é o empresário entender a sua necessidade que depende muito do porte de sua empresa e assim contratar a melhor opção. Claro Felipe Martins é CEO da Dotstore que é uma empresa que aluga plataforma para e-commerce e aconselha esse tipo de negócio do ponto de vista que uma empresa possa estar começando no e-commerce e alugando a plataforma que ja possui todos os módulos necessários a baixo custo.

    ResponderExcluir
  4. As plataformas disponíveis que são as de desenvolvimento próprio, as de código aberto e as alugadas. Acredito de as de desenvolvimento próprio por exigir mais recursos financeiros e poder ser personalizada a gosto do cliente se adequá as empresas de grande porte porque tanto pode arcar com as despesas como também necessita de detalhes minuciosos que uma plataforma de código livre ou alugada não permite. Já para as pequenas empresas ou iniciantes em e-commerce indicasse a de plataforma alugada por exigir menos recursos a pesar do dono do negocio não poder personalizar ao seu gosto,porém exitem outros benefícios.

    ResponderExcluir
  5. Existe Três tipos de plataformas a alugada, código aberto e a própria, com várias diferenciação entre elas. E de acordo com a necessidade do seu negócio a melhor opção é a plataforma alugada, uma vez que a mesma lhe proporcionará uma maior comodidade, evitando assim dores de cabeça futura, porém quando tiver conhecimento ou experiência de operar sistema, poderá assim escolher a plataforma que mais se enquadre ao seu empreendimento se compra ou cria sua plataforma. Quanto ao designer do site é fundamental, pois lhe dará mais credibilidade e poder de compra.
    Maria Madalena P. da Silva

    ResponderExcluir
  6. O inicio do empreendimento pela internet começa na definição do que você vai comercializar, qual o seu perfil e na escolha da plataforma que será utilizada.
    Fica bem claro que para quem estar começando agora a plataforma mais indicada seria a alugada, por vim já quase pronta precisando apenas de costumizar, a não ser que se tenha dinheiro pra ter uma própria que seria otimo.
    Já a aberta seria a menos indicada por não ser segura.
    Camila Galvão

    ResponderExcluir
  7. Antes da formação das plataformas se faz necessario um local (computador) para armazenar os arquivos do tal site denominados provedores de hospedagem aí sim já com o provedor e o softwere é que se faz uso das plataformas, como maneira de criar, exibir e administrar a loja. São classificadas em três categorias: open sourse, alugado e propria:

    - Open sourse (aberta): Também conhecida por sua forma gratuita, pois é utilizada sem custos, o código aberto ao qual ela é desenvolvida trás algumas vantagens como layouts já prontos, baixo custo de manutenção, a habilitação de ser customizada, porém a sua instalação, manutenção e configuração se faz necessario de um profissional, e ainda há mais desvantagens como falta de garantia e suporte e o mais importante: FALHAS NA SEGURANÇA.
    - Alugadas: Essa propõe soluções prontas seguindo as normas para locação, com esse tipo de plataforma, terceirizada, é cobrada uma taxa mensal por tempo indeterminado pela sua locação e são pré-desenvolvidas já co atualizações inclusas e customização do layout, porém os dados nela armazenados não são disponiveis para uma possivel migraçãoe há algumas restrinções por pacote, como fotos a serem disponiveis, quantidade de produtos e também de acessos e a netstore e dotstore são alguns exemplos mais usados de plataformas alugadas.
    - Própria: As plataformas "exclusivas" segue de acordo com especificações do contratante e nela está disponivel todos os recursos que o cliente precisa, com suporte e controle completo, além do alto nivel de segurança ela também oferece um planejamento longo e a interação com sistemas já existentes na empresa ficando como "desvantagem" apenas o seu alto custo.
    A escolha é importante quanto ao tamanho do seu negócio, pois há certas limitações e como mostrado algumas vantagens e desvantagens entre elas. Existe alguns requisitos para essa escola, e são: Tecnologia do provedor, a portabilidade de dados entre as plataformas, especificações do conteudo e um periodo de teste.

    ResponderExcluir
  8. A preocupação inicial deverá ser em encontrar o tipo de plataforma adequada, que sendo alugada ou própria, deverá satisfazer a necessidade da empresa. A empresa deverá colocar numa balança o custo benefício da plataforma, e que esta possa conter todos os mecanismos necessários para que o resultado final seja favorável, e não uma plataforma na qual o empresário tenha que gastar com manutenção o tempo todo. Claro que a empresa deve ponderar na escolha por conta dos custos, talvez inicialmente seja mais viável uma alugada. venha a

    ResponderExcluir
  9. TODO EMPREENDEDOR QUANDO ESTÁ NO INÍCIO, PRECISA TER DISCERNIMENTO DO QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA QUE SEU NEGÓCIO COMECE A FUNCIONAR, SEM QUE TENHA PREJUÍZOS, DORES DE CABEÇA, E BAIXO CUSTO, ENTÃO DEVE ANALISAR MINUCIOSAMENTE SUAS NECESSIDADES PARA QUE ASSIM POSSA ESCOLHER QUE TIPO DE PLATAFORMA UTILIZAR, ANALISANDO AS NECESSIDADES, OS CUSTOS E OS BENEFICIOS PARA QUE POSSA OBTER LUCROS COM FACILIDADE, DE ACORDO COM O QUE FOR NECESSITANDO NA PLATAFORMA VAI PASSANDO PARA OUTRO TIPO DE P0LATAFORMA

    HELIO DE SOUSA CAVLCANTE FILHO

    ResponderExcluir
  10. De fato para um iniciante ficaria mais em conta ter uma plataforma alugada, pois, alem de ter e dar segurança, os custos operacionais são bem elevadas em uma plataforma propria.

    ResponderExcluir
  11. Para implata sua loja virtual o gestor tera que anisalar quais das três plataformas são as melhores, onde atenderar suas necessidades de forma segura, agil e que melhor se encaixa melhor ao seu orçamento. Mais tambem ele deve pensa nesss coisas vizando o futuro como sua loja pode esta daqui a 6 meses entao ele tem que escolher uma que possa lidar melhor suporte para ampliar seus serviços.

    ResponderExcluir
  12. Como foi dito, exitem três tipos de plataforma, a alugada; a de código aberto; e a própria. Para que uma empresa possa inciar suas atividades no e-commerce é necessário que esta conheça os três tipos de plataforma, saiba suas vantagens e desvantagens, para que então possa identificar aquela que melhor se adequa ao seu negócio tendo como base seus objetivos junto ao e-commerce.

    Ronie Travassos Silva

    ResponderExcluir
  13. Os tipos de plataformas são: a alugada, código aberto e a própria. A sua utilidade dependem muito do tipo de empreendimento, do seu nicho e outros fatores, como financeiro, disponibilidade de espera para sua preparção e outros.
    Todas apresentam vantagens e desvantagens. Vejam algumas:
    A própria exige um recurso financeiro maior e um tempo de preparação longo. Porém ela e personalizada.
    A alugada já e pronta para uso porem possui suas restrições, e necessita de recurso financeiro. O tempo de preparação e menor.
    A de código aberto e gratuita e também um tanto insegura,e sua manutenção necessita de um profissional.

    ResponderExcluir
  14. As plataformas podem vim de três formas alugada, próprias e a de código aberto. Porem depende do empreendedor, verificar qual se encaixa no seu tipo de empreendimento, caso seja uma empresa iniciante, ela tem que verificar o valor que seja investido o tempo de customização, se e realmente segura ou parcialmente segura. A plataforma alugada, como o nome já diz, ela e fornecida por uma empresa, ela tem um custo de produção médio, e um tempo de produção mais curto. A de código aberto e gratuita e por isso se torna um pouco insegura. Já a própria e totalmente personaliza, tem um custo maior e um tempo de produção maior.

    Dyego Veloso da Silveira

    ResponderExcluir
  15. Existem 3 principais tipos de plataformas no e-commerce citadas acima. A escolha delas depende muito da necessidade do cliente/consumidor, do nicho de mercado e sua visão de negocio. Então fica difícil citar a melhor escolha, onde essa escolha depende de todo um processo e planejamento.

    Jackson R. T. Araujo

    ResponderExcluir
  16. O sistema é a base de toda a operação de e-commerce, um desalinhamento da plataforma com as necessidades do restante do projeto, pode provocar transtornos sérios e até mesmo o fracasso do projeto.
    Portanto a compra de uma plataforma de e-commerce demanda alguns cuidados, como por exemplo: comprando e ou alugando uma plataforma, para que desenvolva é necessário contratar e manter uma equipe para desenvolvimento, atualizações, correções etc.


    Ana Paula Alves de Lima

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir