quinta-feira, 9 de maio de 2013

Meios de Pagamento





Uma questão também importante a ser observada em seu modelo de e-commerce é a disponibilidade de meios de pagamento. O cliente quando procura uma loja virtual busca formas simples e variadas para efetuar o pagamento do produto ou serviço. Quanto mais fácil e intuitiva a forma de pagamento melhor. Porém aliado a isso deverão ser tomados cuidados relativos a segurança das informações dos clientes como números de cartão de crédito e senhas para transações bancárias.
Para utilização de meios de pagamento utilizando cartões de crédito as lojas devem possuir vários requisitos de segurança como por exemplo a certificação digital, contrato com cada uma das bandeiras de cartão, desenvolvimento da plataforma de pagamento, etc. Para evitar todo este trabalho podem ser utilizados os intermediadores de pagamento e os gateways de pagamento. Também deverão ser tomados cuidados com a possibilidade de ocorrência de chargeback que é o estorno da compra realizada pelo cliente.

Nos artigos a seguir podemos entender melhor as características destes meios de pagamento on line.

Meios de Pagamento e-commerce:

Boleto Bancário no e-commerce:

O que é Chargeback?

Sistemas de pagamento como escolher?

Junte a leitura destes artigos com a apresentação feita em sala disponível no material complementar enviado por e-mail e façamos uma discussão nos comentários sobre vantagens e desvantagens destes meios de pagamento.

25 comentários:

  1. Percebe-se que assim como no comércio convencional, o e-commerce tem suas margens de riscos quando se trata de meios de pagamentos.A ocorrência de fraudes com cartões de créditos, a instabilidade atribuída aos boletos bancários,Chargebacks entre outros,deixam de certa forma, o e-commerce tão vulnerável quanto o convencional.Necessitando que se adotem meios que passem alguma segurança para os lojistas, sejam através dos gateways ou dos intermediários de pagamentos.CARLOS.

    ResponderExcluir
  2. A suas vantagens e desvantagens. Os meios de pagamentos existe uma grande variedade possa facilitar a vida do consumidor no momento da compra. No entanto o boleto as vezes passam despercebido e o cartão de credito muitas pessoas ainda nao confiam no sistema por motivo de falta de segurança e clonagem. Porém com Chargeback os transtornos nao chega prejudicar o consumidor e quem saí perdendo é a loja que foi vendeu o produto que nao tem uma certificação e trabalha diretos com as bandeiras sem ter um intermediário.

    Rodolfo Almeida

    ResponderExcluir
  3. A vulnerabilidade da segurança é constante tanto no mercado virtual quanto no convencional, e é por esse motivo que as empresas devem conhecer a forma de pagamento que irá oferecer ao seu cliente,deve também saber se essa é melhor forma para seu publico alvo fazendo uma pesquisa prévia, buscar as vantagens e desvantagens de cada uma e por fim inserir a que melhor se encaixa no perfil da empresa e dos seus clientes.Para que não haja futuro problemas como o CHARGEBACK entre outros.

    Simone Jamille

    ResponderExcluir
  4. Assim como em todo comercio existe riscos, ficou claro que tanto no comercio tradicional quanto no virtual, existe possibilidades de perdas e ganhos, com isso o empreendedor deve buscar se especializar e dominar o assunto para assim expor ao consumidor as melhores propostas da forma ideal a seu produto/serviço e beneficiando ambas as partes com possibilidades mínimas de problemas futuros, uma vez que estar e estará em jogo seu negocio. Padã-Arã

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais meios de pegamentos as empresas disponibilizarem aos seus clientes para que assim não possam perder vendas melhor, e também se torna uma vantagem competitiva em relação a concorrencia, porém a também a um problema a estorno por alguns obstaculos futuros, mais como em todo negócio a suas vantagens e desvatagens
    Maria Madalena P. da Silva

    ResponderExcluir
  6. No mercado convencional os meios de pagamento através de cartões é cada vez maior, uma vez que o cheque não está sendo mais utilizado pelas maiorias dos comerciantes. Já no Comércio eletrônico, o Meio Eletrônico de Pagamento abrange mais do que cartões de pagamento (débito e crédito). Também se refere às transferências em conta corrente e aos boletos bancários. Essa forma protege algumas empresas da inadimplência, uma vez que se o cliente não pagar a bandeira assume o compromisso, o que realmente deve se levar em consideração nos dias de hoje é saber se esses pagamentos estão sendo creditados corretamente pelas bandeiras nas contas das organizações, ou seja, existe a necessidade muito grande de se ter esse controle e hoje, pode se contar com softwares específicos de conciliação bancária.

    ResponderExcluir
  7. É muito importante oferecer diversos modos de pagamentos para os consumidores, assim facilita o modo de pagamento deles, como também disponibiliza as opções que o clientes tem mais confiança. É interessante também para a organização que o mesmo passe confiança em seu modo de pagamento para que não ocorra fraudes com os dados dos clientes.

    ResponderExcluir
  8. Os meios de pagamentos certamente já foi um dos empecilhos de compras não só virtual, mas também no mercado convencional. No e-commerce os meio de pagamento e sua variedade não só trás a facilidade na hora da compra como também passa segurança aos clientes. São divididas em pagamentos DIRETOS e ON-LINE, os pagamentos diretos ele é passado ao proprietário já no ato da compra, como: Deposito bancário, TEF, boleto, sedex à cobrar, recebimento na retirada e na entrega. Os meios on-line se caracterizam pelo também chamado dinheiro virtual ou magnéticos, são os cartões de crédito, eles podem ser tratado diretos com as administradoras de cartão, por intermediarios com e sem garantia que são negócios que intermedia a relação comercial e os desconhecidos gateway que simplificam a conexão com as operadoras de cartão e com os bancos e trata diretamente ocasionando a diminuição das taxas e etc.
    http://www.ipagare.com.br/blog/sistemas-de-pagamentos/gateways-de-pagamentos-online/

    ResponderExcluir
  9. com a rapidez do avanço tecnologico os comerciantes que realização transações pela internet também teria que tomar alguns cuidados, e com isso tem utilizado cada vez mais meios mais seguros, como pagamento através cartões de credito e boleto bancários, algumas utilizaram também transações através de deposito em conta, e liberam o produto pra entrega após a identificação do pagamento o que é também seguro.

    Camila Galvão

    ResponderExcluir
  10. Estes problemas vão sempre existir, assim como nas compras de modo tradicional. A verdade é que fica difícil qualquer estabelecimento comercial se manter aberto sem possuir as vendas por meio do cartão de crédito, seja ele um ambiente físico ou virtual. os boletos me parece que só são usados neste percentual de 12% aqui no Brasil, já está em completo desuso no exterior. Sendo assim fica claro que o cartão com todo insegurança que causa ao estabelecimento comercial por existir um contrato que seja satisfatório apenas a administradora ainda se torna a opção mais viável. Contudo se faz necessário realmente o uso de mecanismos que deem maior segurança e agilidade a resposta da transação, como exemplo os gateways.

    ResponderExcluir
  11. Os meios de pagamento são de extrema importância para quem possui um comércio eletrônico, pois é através dele que os clientes podem efetuar a compra, mas cliente gosta de facilidade e rapidez, quanto mais rapido e fácil melhor, por isso as empresas teem que oferecer vários tipos de meios de pagamento, como várias bandeiras de cartões de crédito, boleto bancário, débito em conta, dentre outros, para que os consumidores façam a compra rapidamente e assim consigam sairem satisfeitos do site.

    HÉLIO DE SOUSA CAVALCANTE FILHO

    ResponderExcluir
  12. Os meios de pagamento é uma das principais comunicação de transação entre empresa e o cliente. Obviamente por ser um processo eletrônico existem riscos que o gestor tem que esta antenado principalmente com clonagem de cartões....

    ResponderExcluir
  13. Os cleintes que realizão compra online procurão algo que seja simples e confiavel dai um ponto importante e escolher as formas de pagamento que sejam seguras e facio para o cleinte, onde tambem e importante ter varias formas de pagamento para atender varios tipos de cleintes e com isso os cleintes realizarem suas compras com sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Vemos que é necessário para que uma loja seja competitiva, que ela ofereça formas de pagamentos variadas, fáceis e seguras, entretanto, também devem ter cuidado pois o custo de boletos gerados e não efetivados pode ser alto, assim como, o número de chargeback. Em resumo muitas vezes as empresas atuantes no e-commerce se veem entre a cruz e a espada, pois de um lado a empresa precisa oferecer diversas formas de pagamento para se manter competitiva, e do outro parte dessas formas de pagamento, sobretudo as mais utilizadas, oferecem riscos a empresa.

    Ronie Travassos Silva

    ResponderExcluir
  15. As foras de pagamento podem ajudar ou atrapalhar quando se quer vender pela internet, cabe ao lojista planejar os melhores meios para facilitar a compra dos clientes, e por outro lado se precaver quanto a fraudes e chargebacks, pois nessa hora quem sempre perde é o lojista. A meu ver a melhor solução são os intermediários de pagamentos, já que a maioria das transações são feitas através dos cartões de crédito
    Cristiano Ramalho Cavalcanti

    ResponderExcluir
  16. As formas de pagamentos são um meio de atrair o cliente por isso não e só imporante oferecer esse serviço, como também manter esse espaço seguro para que o cliente sinta confiança em compra na sua loja. Busque sempre meios que sejam simples e tome as devias precasões para evitar fraudes e roubos de dados.

    ResponderExcluir
  17. Quanto mais formas de pagamento e facilidades para pagar tiver num web site melhor. O consumidor busca facilidades de aquisição e de pagamento, então alem de uma loja fornecer formas de pagamento, deve oferecer também segurança no processo. Sem duvidas é uma boa estrategia para as vendas.

    Jackson R. T. Araujo

    ResponderExcluir
  18. Diversificar as formas de pagamento traz mais comodidade e satisfação para o cliente, porem e preciso manter a segurança para que o cliente não venha a ter problemas e quem acabe se prejudicando mais seja a imagem da empresa e conseqüentemente o empresário.

    Dyego Veloso da Silveira

    ResponderExcluir
  19. É de fundamental importância para as lojas virtuais a disponibilização de meios de pagamento ágeis e eficientes. Felizmente para o e-commerce e para os consumidores, já existem no mercado diversas soluções de meios de pagamento que podem atender com eficácia essa necessidade.

    Ana Paula Alves de lima

    ResponderExcluir
  20. Dos meios eletrônicos de pagamentos no comércio virtual,de acordo acordo com o Felipe Martins, O depósito bancário é o mais insatisfatório pelos resultados que apresenta, e dos esforços que se fazem para concretizar uma negociação, que nem sempre é confirmada, fugindo ao controle do gestor e do cliente que ficam dependendo de confirmação do valor depositado e do recebimento correspondente para que se faça o envio do produto solicitado interferindo no fator tempo.

    Paulo Rogério.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir