segunda-feira, 6 de maio de 2013

Planejamento do e-commerce

No livro Os Quatro Seguredos Para Um Negócio bem sucedido do autor Dailton Felipini da editora Lebooks e disponível gratuitamente na internet, podemos analisar a importância do planejamento do negócio através do comércio eletrônico, da segmentação do mercado em ninchos, dos cuidados na elaboração da loja virtual e do marketing feito através da internet para atrair clientes para sua loja.

Segundo o autor o primeiro grande passo está na definição do segmento de mercado onde atuar definindo os produtos ou serviços que serão comercializados, o público alvo, região de abrangência, análise dos concorrentes, dentre outros elementos para identificar a viabilidade do negócio. 
Em seguida se faz necessário um planejamento das etapas necessárias para implantação de seu negócio on-line dando ênfase as seguites etapas: Empreendimento (Quais as ações e os responsáveis?), Produto (O que será comercializado?), Mercado (Quem são os clientes e os concorrentes?), Marketing (Como será o atendimento e divulgação?), Finanças (Qual será o custo e o retorno?), Cronograma (Elaboração do cronograma de todas as etapas). No planejamento deverão ser previstas ações corretivas necessárias caso surjam concorrentes, dificuldades de vendas, problemas de logística, de mudança de tecnologia, financeiras, dentre outras. No link http://www.e-commerce.org.br/artigos/planodenegocios-planejamento.php temos um resumo deste tópico do livro no blog do autor.
Deverá ser bem planejada a montagem da loja virtual, de nada adianta um excelente negócio sem uma loja eficiente e eficaz, pois ela será o seu canal de comunicação principal com o cliente e deverá ser focada no perfil dos mesmos. Nas palavras do autor "...uma loja virtual eficaz e aquela que consegue transformar visitantes em compradores."
Quanto ao marketing esta será uma ferramenta fundamental para trazer muitos visitantes para sua loja, podemos perceber a importância da utilização responsável do e-mail marketing, os cuidados necessários utilizando estratégias de SEO e a utilização de links patrocinados através de ferramentas de busca e outros provedores.

Vejam outros detalhes nos links do autor e em seu livro disponível para baixar na internet gratuitamente nos endereços a seguir e postem seus comentários e suas dúvidas.

Livro ABC do e-commerce disponível em: http://e-commerce.org.br/abc-4segredos.pdf

28 comentários:

  1. É interessante a abordagem que o Felipini faz sobre o planejamento para o e-commerce eficaz, através de uma linguagem simples, mas consistente, gerando perspectivas para quem deseja investir neste segmento de mercado, elaborando um plano de negócios previamente definido.CARLOS.

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  2. Um bom planejamento é base para um negocio bem sucedido, tendo em vista que o mesmo minimiza futuros desacertos, Felipini enfoca nos pontos estratégicos para iniciar uma atividade neste nicho de mercado, como também mostra o planejamento do e-commerce de forma fácil e simples trazendo passos a passos suas etapas, o que deixa bem mais viável sua elaboração. Raquel Pessoa

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  3. Muito bem pessoal é bom ficarmos atentos para os quatro segredos na visão do autor e a importância de cada um para consolidação do negócio.

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  4. O site hoje, é o cartão de visita de qualquer empresa. Já que nos consumidores, medimos e julgamos as organizações pelo conteúdo e apresentação visual do site. Porém o planejamento para abertura do mesmo é fundamental e deve ser focado para atrair seu público alvo.

    Rodolfo Almeida

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  5. O planejamento é a melhor forma para conseguir chegar ao objetivo das empresas o "LUCRO" uma vez conhecido os 4 passos expostos pelo Autor, Definir o empreendimento, o produto que será oferecido, o mercado em que irá atuar e forma como atingir o publico alvo as chances de sucesso da organização são amplamente aumentadas o que faz com que as estatísticas de falência antes de uma ano de vida, não venham a fazer parte da vida dessa organização que se planejou de forma coerente e eficaz.

    Simone Jamille

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  6. Assim como no mercado tradicional necessita de um planejamento bem elaborado e com objetivos claros, o comercio eletrônico necessita em dobro de uma atenção e clareza de seus passos uma vez que o contato presencial com o cliente se torna através de uma tela, com isso necessita-se de obter os mínimos detalhes para o sucesso do negocio, e deixar claro e documentado o valor das negociações para com o consumidor o respeitando nas sugestões, criticas entre outros valorizando o cliente se moldando do que a de melhor e fácil e seguro no comercio eletrônico.
    Padã-Arã

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  7. Algumas dúvidas:
    O que é o SEO?
    Os 4 segredos são esses: empreendimento, produto, mercado e marketing?
    ...........................................................
    O planejamento na criação da loja virtual é um assunto delicado, uma vez que todo o processo executado precisa obter o maximo de eficiência e eficácia, e o principal o cuidado, pois é através do site que se mantém um canal de comunicação com o cliente tendo por seu maior objetivo atrair clientes, transformar visitantes em compradores. É importante o planejamento como forma de viabilidade do negocio e para evitar os riscos de tornar sua loja no e-commerce falho, como por exemplo: Analise de publico alvo, produtos\serviços, região de abrangência, e também as concorrências, é preciso a implementação de algumas ações e seus responsaveis dentro do empreendimento, o produto ofertado, o mercado que são os clientes e concorrentes e a atividade de marketing, responsavel por divulgação e captação de clientes.

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  8. O objetivo de se ter um site e-commerce bem sucedido é realmente seu planejamento, escolher uma boa empresa, seja a plataforma alugada ou não para que o visitante passe de curioso a comprador, pois hoje em dia, ainda acontece muito dos sites servirem apenas para consultas de preços, sem os visantes efetuarem as compras e isso muitas vezes se dá pela falta do planejamento adequado, do tipo do produto, mercado e do marketing elaborado pelas empresas.

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  9. Todo e qualquer negocio seja ele virtual ou não, necessita de um bom planejamento para ser posto em pratica. Porém a loja virtual necessita de cuidados especiais principalmente na hora de sua criação e desenvolvimento de se site quanto na logística e prestação de serviço do mesmo. Os Quatro Segredos Para Um Negócio bem sucedido do autor Dailton Felipini ajuda ao empreendedor que pretende por em pratica o seu negocio a pensar em todas as necessidades da empresa e o que ela precisa para chegar ao sucesso.

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  10. Na questão do planejamento do e-commerce o autor Dalton felipini relata bem sobre os 04 segredos para um negócio bem sucedido na internet, são os seguintes:
    1. Definição do nincho de mercado, ou seja em que ramo ela vai atuar, definindo de forma objetiva e clara seu produto ou serviço;

    2.Planejar bem o negócio,o planejamento não significa sucesso do emprendimento, mais serve sem duvidas para diminuir consideravelmente os risco de fracasso;

    3.Montar uma loja eficaz e eficiente, levando os visitantes a se tornarem clientes compradores;

    4.Marketing como ferramenta para atrair visitantes para sua loja, tornado-os compradores.
    Maria Madalena P. da Silva

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  11. Acredito que planejamento é necessário tanto numa loja fisica, como em uma virtual, ambas tem as mesmas preocupações, só que são aplicadas de formas diferentes.
    Escolher o nicho, saber em qual mercado atuar, quais seus concorrentes e seus pontos fortes, e que poderá ser ameaça, qual seu publico alvo, etc. Mas se tem algo que influencia bem mais em uma logica virtual é a forma que é montada, organizada. Pois não há nada mais disconfortavel pra um cliente do que entrar em uma loja online e não encontrar coisas simples, como onde fica as informações adicionais do produto. Então além dos demais planejamentos, resaltaria o principal sendo a montagem do layout do site.

    camila Galvão

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  12. Como é dito no livro de Daílton, é preciso escolher um bom nicho de mercado( o que vender e para quem vender), deve-se planejar e analisar o mercado. Se faz necessário existir uma loja virtual eficaz, em que as informações estejam bem detalhadas, a comunicação seja precisa, e toda a cadeia logística funcione bem, e uma das principais coisas é trazer o cliente para a loja, o seja, as atividades de Marketing devem estar bem afiadas.

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  13. ANTES DE TUDO É NECESSÁRIO CONHECER O NICHO DE MERCADO, O FOCO DA EMPRESA, QUE PÚBLICO QUER ATINGIR, TEM QUE TER UM PLANEJAMENTO DAS VENDAS, SABER COMO SE DAR A LOGÍSTICA, QUE PERFIL DE CLIENTE, QUAIS ESTRATÉGIAS DE VENDAS SERÃO UTILIZADAS PARA PODER FAZER AS VENDAS, TUDO TEM QUE SER PLANEJADO PARA QUE NÃO TENHA PREJUÍZO

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  14. Em uma loja online a unica diferença e que nao tem o ambiente para receber seu cleites, entao e necessario o mesmo planejamento para se abrir uma loja fisica onde vc tem que pensa qual o tipo de cliente que voce irar ter e saber que forma ira aborda eles fazendo com que conquiste sua confiaça. Mais para qualquer negocio o planejamento e um ponto importante que atravez desse planejamento pode se diminuir os erros que venha a acontecer sem ser feito esse planejamento.

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  15. Como sabemos o planejamento é a ferramenta fundamental a qualquer negócio e com o e-commerce não é diferente, e para tanto existem diversos fatores a serem considerados e trabalhados, pois é através do planejamento que fatores positivos e negativos são identificados e trabalhados de forma a aumentar as probabilidades de sucesso do empreendimento. Nesse contexto Felipini aponta os principais pontos que envolvem um negócio virtual, entre eles dados estatísticos que mostram o potencial e relevância desse mercado.

    Ronie Travassos Silva

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  16. De fato o planejamento passou a ser vital para todas as empresas fisicas como as virtuais que esse ultimo no caso vem sendo a principal tendencia no mercado e com essa era digital tras uma responsabilidade para os gestores.

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  17. Grande parte dos consumidores estão cada vez mais voltados para o e-comerce, por esse motivo um bom planejamento da loja virtual torna-se algo indispensável para não deixa que possíveis erros venham a acontecer, por esse motivo os 04 segredos para um negócio bem sucedido na internet, são importantíssimos e devem ser utilizados.Deve-se observa que o planejamento sempre ocorre antes mesmo da criação da própria loja.

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  18. Antes de tudo planejar, esse e o foco para se obter sucesso e se manter no mercado por isso os utilizar os 04 segredos para um negócio bem sucedido na internet expostos pelo Autor e de total importância, se utilizado de forma correta. Na loja online a preocupação ainda e maior já que não se pode deixa espaço para que a compra não seja finalizada.

    Dyego Veloso da Silveira

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  19. Planejar o negocio é a melhor forma para que o mesmo tenha alguma chance de sucesso. Tudo que é planejado pode sair melhor. Numa loja online não poderia ser diferente, organizar a loja, identificar o mercado e o produto que sera ofertado, assim como o processo de venda, pagamento e entrega, fazem da loja um diferencial competitivo e aumentam suas chances de dar certo.

    Jackson R. T. Araujo

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  20. O planejamento no e-commerce é um passo fundamental para o sucesso nesse segmento. O comércio eletrônico no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita pesquisa e planejamento para obter o retorno do investimento.


    Ana Paula Alves de Lima

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