quinta-feira, 14 de março de 2013

Modelos de Negocio

Várias são as formas de descrever os modelos de negócios on line. Vamos nos referenciar pelos modelos descritos pelos consultores Dailton Felipini e Marcos Figueira.

Felipini é um dos autores do blog ecommerce.org (http://www.e-commerce.org.br) e classifica os modelos de negócios na internet como sendo: Comerciante, Corretagem e Publicidade. Nestes modelos atribui algumas variantes onde podemos classificar várias empresas nestas situações.

Filgueira é um dos autores do blog Wyse (http://wyse.com.br) e define os modelos de negócios on-line com base na visão de cinco autores: Rappa, Owyang, Weill e Vitale, Applegate, Linder e Cantrell. Apesar de serem cinco visões diferentes podemos perceber várias semelhanças entre elas e nas quais podemos observar conexões também com os modelos de Felipini.


33 comentários:

  1. Um recado para quem acha que seu projeto integrador não precisa estar linkado com o e-commerce; repense seus conceitos pois o comércio eletrônico pode se tornar aquela reserva de oxigênio nos momentos de sufoco.Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  2. Realmente o comércio eletrônico tem incrementado as relações comerciais. e deve ser levado em consideração pelos gestores comerciais.(PAULO ROGÉRIO)

    ResponderExcluir
  3. Gente temos que comentar mais estes tópicos, foquem nas caracteristicas dos modelos de comércio eletronico de Dailton Felipini, que poderia postar aqui as caracteristicas destes modelos e citar exemplos destes tipos de negócios????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modelo Comerciante : Baseado na comercialização de produtos/serviços tangiveis cuja as variantes são: Comercio misto, comercio virtual, comercio virtual puro,mercantil e mercantil direto.
      Modelo Corretagem: São sites ligam os fornecedores com os possíveis compradores uma especie de ponte entre os dois. Suas variantes:Shopping virtual, leilão online, portal vertical e metamediários.
      Modelo Publicidade: é o método que utiliza tv e rádio “Broadcasting” .
      Variantes: Portais genéricos, portais especializados, gratuidade.


      Simone Jamille

      Excluir
  4. O ambiente online se torna imenso quando se analisa através dos modelos de negócio de Felipini, ao qual ele classifica-os por três grupos:

    #Comerciante: Aquele que comercializa produtos\serviços tangíveis podendo ser apenas virtual como também fisica desenvolvido em 5 variantes: Utilização de loja física e também na rede (MISTO); comercialização exclusivo pela internet (VIRTUAL; comercialização apenas de serviços digitais realizando o processo todo online, inclusive a entrega (VIRTUAL PURO); realização b2b por via da internet (MERCANTIL; e fabricantes que utilizam a rede como canal direto ao consumidor final (MERCANTIL DIRETO).
    #Coretagem: Denominado facilitadores de negócio, esse modelo estimula a transação por suas variantes: Leilões online possibilitando a oferta de lances, os shoppings virtuais que reuni diversas lojas virtuais, interações de empresas do mesmo setor afim de negociação direta e leilões como é o portal vertical, e por fim, os metamediários onde a intermediação entre comprador e vendedor ganhando comissão sob a transação.
    #Publicidade: Oferece produtos e serviços por informação ou entretenimento que faz com que o volume de tráfego seja grande assim podendo obter através dos anunciantes por: Portais genericos, gratuito em sua totalidade ou parcialmente oferecendo conteudos; portais especializados que são direcionados exclusivamente a tais publicos ou segmentos de mercado; e os de gratuidade que estão alí apenas para gerar volume de tráfego por seus produtos/serviços oferecidos.
    Portando, através de seus exemplos e características é que se faz persuasivo a utilização da internet como canal de comercialização.

    Lucas Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Existem varias formas e modelos de negocios, pelo que percebi citado pelos colegas acima de um ponto de vista bem definido. Modelo comerciante baseado na comercializaçao de produtos, o de publicidade oferencendo servilos de informaçao, etc. Estava lendo sobre o assunto na internet e achei esse postar do colunista Marcos Hashimoto no pequenas empresas e grande negocios da rede globo.

    Segue link:

    http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI239920-17141,00-INOVACAO+ATRAVES+DO+MODELO+DE+NEGOCIO.html

    Jackson R. T. Araujo

    ResponderExcluir
  6. Os modelos de negocios vêm para facilitar a vida do consumidor, pois a internet é um instrumento poderoso que traz comodidade e rapidez, podendo ate ter acesso na maioria dos locais, quando e como quiser, basta apenas ter um Pc ou notebook, tablet, celulares e etc. por isso existem três grandes grupos de modelos de negócios, pois a internet chegou para ficar e por essa razão as organizações tem investido nessa moderna forma de transação comercial, tamanha é a sua importância,porque se trata de um elo de ligação entre os fornecedores com outros fornecedores e o consumidor final ou vice e versa.
    Os três grandes grupos de Modelos de negócios são: Comerciante, Corretagem e Publicidade.
    Comércio: Comércio Misto, Comércio virtual, Comércio virtual puro, Mercantil e Mercantil direto.
    Corretagem: Shopping Virtual, Leilões on-line, Portal Vertical e Metamediários.
    Publicidade: Portais genéricos, Portais especializados e Gratuidade.

    ResponderExcluir
  7. As transformações mercadológicas e tecnológicas trazem novas formas de consumo e interação. Podemos analisar com o e-commerce que está brigando com o comércio real atraindo muitas empresas idôneas e também caloteiras. Os modelos de negócios se diversificam como é o caso recente do “f-commerce”, ou “facebook commerce”, que se relaciona as lojas virtuais que surgem dentro do Facebook, fazendo uso da web-social como forma de promover vendas atendendo uma demanda.

    ResponderExcluir
  8. Os modelos de comércio eletrônico de Dailton são divididos em três partes as do comerciantes que são os sites destinados para comercialização, tem também a corretagem que são sites que facilitam para os usuários que pesquisam determinado produto um modo mais pratico e ágil de encontrar por exemplo o shopFacil la podemos encontrar vários outros sites la mesmo e tudo que eu pesquisar automaticamente estará pesquisando em todos eles fazendo com que encontre o que mais lhe interessar, e por fim a parte de publicidade que tem um item que é o portal especializado que são os sites destinado a apenas determinado publico alvo (pessoas do interesse), bastante interessante como existem tantos modelos de negócios no mercado e na internet que tanto pode unir varias coisas com também direciona-las.

    ResponderExcluir
  9. Os consumidores a cada dia tornam-se mais exigentes e como a praticidade e agilidade é tão fundamentais nos dias atuais, as tecnologias trazem inovações com a finalidade de promover ao consumidor maior conforto e rapidez nos processos; Dailton Felipini mostra três grupos de modelo de comércio eletrônico são eles: COMERCIANTE, CORRETAGEM E PUBLICIDADE.
    No primeiro grupo Comerciante são os sites que comercializa produtos\serviços estão entre eles o Virtual, Virtual Puro, Misto, Mercantil e Mercantil direto
    Segundo grupo Corretagem são sites que auxiliam a vida dos usuários, esse tipo de negócio estimula a operação por suas variantes são eles os Leilões online, os shoppings virtuais, portal vertical, e os metamediários.
    No terceiro grupo Publicidade Oferecendo noticias, dicas e entretenimento são eles Portais genéricos, Portais especializados, e os Gratuidade.
    RAQUEL PESSOA

    ResponderExcluir
  10. ERRATA:
    Os consumidores a cada dia tornam-se mais exigentes e como a praticidade e agilidade são tão fundamentais nos dias atuais, as tecnologias trazem inovações com a finalidade de promover ao consumidor maior conforto e rapidez nos processos; Dailton Felipini mostra três grupos de modelos de negocios on line são eles: COMERCIANTE, CORRETAGEM E PUBLICIDADE.
    O primeiro grupo Comerciante: são os sites que comercializam produtos\serviços estão entre eles o Virtual, Virtual Puro, Misto, Mercantil e Mercantil direto
    Segundo grupo Corretagem: são sites que auxiliam a vida dos usuários, esse tipo de negócio estimula a operação por suas variantes são eles os Leilões online, os shoppings virtuais, portal vertical, e os metamediários.
    No terceiro grupo Publicidade: Oferecendo noticias, dicas e entretenimento são eles Portais genéricos, Portais especializados, e os de Gratuidade.
    RAQUEL PESSOA

    ResponderExcluir
  11. Os modelos de comercio eletrônico, são as varias formas de negociar, divulgar, vender pela internet. Entre todos os modelos citados existem alguns que estão mais visíveis e mais utilizados por nós no nosso cotidiano, como já foram até citados acima.
    O publicitário que oferecem serviços através de portais ou email e através dele informes através de baineres que podem ser de forma gratuita ou não...
    Comerciante: que são lojas que comercializão unicamente pela internet.
    Infomediário que trata-se da comercialização de informações sobre costumes de consumos, ou informações sobre os melhores produtos.

    ResponderExcluir
  12. Comentario acima feito por Camila Galvão , tinha esquecido de colocar meu nome.

    ResponderExcluir
  13. Os modelos de comercio eletrônico, é as diverssa formas de como o empreendedor irá utilizar divulgar o seu produto tanto em canal primario como secundario.

    No comerciante: è venda que ocorre exclusivamente pela internet e podendo ser utilizado uma parte dos produtos de forma de venda tradicional.

    No corretagem: è forma de ajuda ou facilitar os usuarios nas suas transações, atraves de colocar um contato ou aproximar os forncedores dos compradoers

    Publicitario: é forma de divulgar os produtos na tv, radio de forma que oferecem o produto gratuitamente em forma de informação.

    Rodolfo Almeida

    ResponderExcluir
  14. MODELOS DE NEGÓCIOS:
    Vários são os modelos de negócios existentes na web para as empresas. De acordo com seu perfil é escolhido e aplicado para seu destaque e crescimento. Entre eles estão os modelos:
    -Intermediação que são formados por intermediadores, havendo uma taxa de comissão cobrada pela transição;
    -O modelo de publicidade que usado como transição de mídia, é bastante eficaz e usado por quase todos por ser de resultado mais rápido pelos consumidores;
    -Comerciante onde atacadista e varejista vendem seus produtos por meio de listas ou leilões, outra maneira bastante interessante para venda onde o consumidor pode comprar em pequenas ou grandes quantidades;
    -Do fabricante, onde o cliente compra diretamente do fabricante, uma das maneiras que tem mais crescido entre os usuários, por ter uma redução de custo e maior praticidade dentre outros;
    Várias são os modelos de negócios, cada um se encaixando com o perfil da empresa e podendo assim proporcionar uma nova maneira de compra e venda para ambos, onde todos possam ter lucro e poderem voltar.
    CidKléio C. Silva.

    ResponderExcluir
  15. Modelos de negócios na internet se divide em três grupos, como é o caso do Comerciante, Corretagem ou de Publicidade. No primeiro caso a comercialização on-line de produtos ou serviços que englobam tanto da forma tangível ou até mesmo intangível como são os casos de software, filmes on-line e que não ofertados para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, logo a baixo citarei alguns casos desses modelos:
    Modelo de Negócio Comerciante do tipo Misto a exemplo do site da Livraria saraiva;
    Virtual: site submarino ( uma das primeiras empresas de negócio no Brasil);
    Virtual Puro: Sismantec;
    Mercantil: Quickpack;
    Mercantil Direto: Caloi.

    Modelo de Negócio Corretagem do tipo Shopping Virtual como por exemplo site sebrae;
    Leilões on-line: mercado livre;
    Portal Vertical: chemconnect;
    Metamediários: dotz

    Modelo de Negócio Publicidade do tipo Portais genéricos a exemplo do IG ou G1;
    Portais especializados: Mais de 50
    Gratuidade: Yahoo

    Maria Madalena P. da Silva

    ResponderExcluir
  16. Os modelos de negocio demostra a grande capacidade que tem na internet para sugir negocios, onde os mais vistos são os modelos mistos onde a empresa varia com suas lojas fisicas e a loja vitual, o modelo virtual onde so existe a loja virtual e o modelo virtual puro onde e vendido produtos digitais. Hoje em dia milhões de pessoas ultiizam algum tipo de comercio eletronico ate mesmo sem saber.

    ALEX A. DE SOUZA

    ResponderExcluir
  17. Os modelos de negócios são as diversas formas que se pode utilizar a internet comercialmente, são eles:
    Comerciante-Que comercializa produtos e serviços, tangíveis ou digitais, com loja física ou não, e é dividido em: Comércio misto, comércio virtual, comércio virtual puro, mercantil e mercantil direto. Ex: Submarino, livraria Saraiva,etc
    Corretagem-São sites que fazem a ponte entre o consumidor e o vendedor ou fabricante, podem ser: Shopping virtual, leilão on-line, portal vertical e metamediários. EX:buscapé, shopfácil, comprafácil
    Publicidade:São sites que usam a internet como tv ou radio para fazer propaganda e ganham através de anúncios. Podem ser:Portais genéricos, portais especializados ou gratuidade. Ex: IG,Yahoo, etc CRISTIANO RAMALHO CAVALCANTI

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. O comércio eletrônico é uma forma de transação comercial de compra de produtos e serviços feita através de equipamento eletrônico como computador e celular, usando a internet. Envolve setor de marketing na criação, desing e programadores. Atualmente com muitos clientes aderentes em virtude da modernidade, divulgação e segurança com seus compradores. att Maria Aparecida (gestão)

    ResponderExcluir
  20. Bom comentário Maria Aparecida, é preciso as empresas acompanharem as tendências da tecnologia aplicada aos negócios atendendo as necessidades latentes dos clientes.
    Seria Ótimo neste post que você e seus colegas citassem exemplos de empresas e a qual modelo de negócio eles se enquadram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola...
      Possui fins publicitários, corretagem e comerciante.
      Dentre os modelos de negócios classificamos:
      Misto: casas bahia
      Virtual: net shoes e epelicula
      Virtual Puro: google e paly livros.
      Corretagem: Leilões
      Publicitário: Facebook e you tube.
      Temos mercatil: distribuidor direto pra consumidor e varejista.
      Mercantil direto: Distribuidor direto pra fornecedor.

      Maria Aparecida

      Excluir
  21. Existe vários modelos de negócios que hoje podemos utilizar pela internet como:
    - Modelo comerciante: Misto- físico/virtual (lojas Americanas)
    Virtual - apenas pela Net (Submarino)
    Virtual Puro- Aplicativos virtuais ( Kindle)
    - Modelo corretagem: Leilões (ebay)
    - Modelo publicidade: Portais genéricos ( www.ig.com.br)
    Gratuidade (www.hotmail.com.br)

    Esses são alguns exemplos de modelos, são ferramentais importantes para o comercio eletrônico que vivemos hoje.

    CRISTIANE DE BRITO

    ResponderExcluir
  22. A tendência é que essas transações pela enternet fiquem cada vez mais constantes, tendo em vista a rotina que requer sempre mais agilidade, praticidade . O tempo de cada um passa a ser precioso e o comercio eletrônico facilita muito.
    As empresas precisam estar preparadas para atender de forma segura os clientes.

    SUSANA ( GESTÃO)

    ResponderExcluir
  23. MODELOS DE COMERCIO:
    MISTO - AMERICANAS
    VIRTUAL - SUB MARINO
    VIRTUAL PURO - GOOGLE
    CORRETAGEM - LEILÕES
    PUBLICITÁRIO - FACE
    MERCANTIL - DISTRIBUIDOR DIRETO PARA CONSUMIDOR E VAREJO
    MERCANTIL DIRETO - DISTRIBUIDOR DIRETO PARA FORNECEDOR

    SUSANA (gestão)

    ResponderExcluir
  24. Existe vários modelos de negócios que hoje podemos utilizar pela internet como:

    Comércio Misto - A empresa comercializa produtos tanto pela loja física como pela internet (SARAIVA).
    Comércio virtual - Modelo de comércio exclusivamente pela Internet (ePELÍCULA).
    Comércio virtual puro - Comércio de produtos digitais ou serviços em que a entrega é realizada pela própria Internet. Ex: músicas, antivírus ou cursos on-line (GOOGLE).
    Mercantil - Modelo de comércio onde empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas, utilizando a Internet como canal de transação comercial (QUICKPACK).
    Mercantil direto - Empresas produtoras vendem seus produtos para o consumidor final, eliminando totalmente ou parcial os intermediários (CALOI).

    Alguns desses modelos negócio facilitam a compra do consumir, que não tem acesso a lojas distantes e ao mesmo tempo, proporcionam ao mesmo, escolher da melhor forma possível os produtos que satisfaçam assim suas necessidades. Outra vantagem, é que algumas vezes, esses produtos podem ser adquiridos com um preço inferior ao de algumas lojas físicas. ‘‘Vale a pena pesquisar’’

    ResponderExcluir
  25. Segue exemplos abaixo:

    Misto: Loja física e na internet. Ex: Magazine Luiza, Americanas, Insinuante.
    Virtual: Não possui loja física. Ex: Netshoes.
    Virtual Puro: compra e entrega pela própria internet. EX: Netflix
    Mercantil: Distribui para o varejista. EX: Quickpack
    Mercantil direto: consumidor compra direto ao fabricante. EX: Brastemp

    Daniela Ricarte

    ResponderExcluir
  26. A internet traz comodidade e agilidade, ajudando o consumidor a ter acesso a diversos sites ao mesmo tempo. Essa área tem crescido bastante, e tem sido um dos pontos mais importantes na hora de investir em um negócio, e mantê-lo em constante crescimento.
    Comerciante, Corretagem e Publicidade são os 3 grupos de modelos de negócios.

    Felipe Caminha de Moura - Gestão Comercial (4º Período)

    ResponderExcluir
  27. modelo de negócios define a natureza de atuação comercial que uma empresa irá executar, como ela irá vender seus produtos e serviços. Define o valor que uma organização oferta aos seus consumidores com o objetivo de gerar lucro e sustentabilidade à empresa.Num planejamento empresarial e de modelo de negócios, a empresa visa planejar o seu produto, reduzir custos, aprimorar processos, reduzir riscos, e estar preparada para detectar oportunidades.

    Gestão Comercial
    Gabrielly Paiva Fernandes Cavalcanti

    ResponderExcluir
  28. Modelos de negócios na internet se divide em três grupos, como é o caso do Comerciante, Corretagem ou de Publicidade.o comercio eletrônico.,veio para agilizar e também facilitar o comercio.,com ele sem sair de casa podemos comprar e adquirir de tudo,ou pagar as contas sem sair de casa.,sem precisar ir ao banco.



    Pedro paulo Araujo medeiros

    ResponderExcluir
  29. Há um último ponto do comércio eletrônico que precisa ser mencionado. Ele permite que as pessoas criem modelos de negócios completamente novos. Em uma empresa de encomendas por correio há um alto custo de impressão e envio de catálogos que geralmente acabam no lixo. Há também um alto custo com empregados no departamento que recebe os pedidos e atende ao telefone. No comércio eletrônico, tanto o custo de distribuição de catálogos e de tomada de pedidos caem para zero. Isso significa que pode ser possível oferecer produtos mais baratos, ou oferecer produtos que não poderiam ser oferecidos anteriormente devido à mudança na dinâmica dos custos.

    Ana Kely Oliveira ( Gestão Comercial)

    ResponderExcluir
  30. Comerciante:
    Modelos de negócios que envolvem a comercialização de serviços ou produtos tangíveis/digitais para pessoas físicas (e-tailers) ou jurídicas. Pode ser um negócio totalmente baseado na Internet ou com reforço de uma loja tradicional.

    Variantes


    Descrição


    Exemplo

    Comércio Misto


    Modelo de Negócio tradicional baseado em instalações físicas e que utiliza a rede como mais um canal de comercialização para os seus produtos.


    www.livrariasaraiva.com.br

    Comércio virtual


    Comercialização de produtos/serviços exclusivamente pela Internet


    www.submarino.com.br

    Comércio virtual puro


    Comercialização de produtos digitais ou serviços cuja entrega seja realizada pela própria Internet. É a forma mais pura de Comércio Eletrônico uma vez que todo o processo do negócio é realizado on-line. Empresas que vendem software, musica ou cursos on-line são exemplos.


    www.symantec.com.br www.weblinguas.com.br

    Mercantil


    Empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas utilizando-se a Internet como canal de comercialização


    www.quickpack.com.br

    Mercantil direto


    Modelo de negócio de empresas produtoras de mercadorias que se utilizam da web como canal direto de venda para o consumidor final, eliminando total ou parcialmente os intermediários.


    www.caloi.com.br www.celta.com.br

    Robson Viana de Medeiros (Gestão Comercial 4° Período

    ResponderExcluir