quinta-feira, 14 de março de 2013

Evolução do Comércio Eletrônico

Antes de falarmos da evolução do comércio eletrônico temos que entender o que vem a ser o mesmo. 

Comércio Eletrônico pode ser definido comouma transação comerciual feita através de equipamentos eletrônicos, como telefone, fax, televisão e principalmente pela internet.

Hoje em dia o mais comum é que quando pensemos em comércio eletrônico estejamos nos referindo ao comércio feito pela internet, dada a difusão que este meio de comunicação possui atualmente. Esta forma de transação comercial através da internet também pode ser chama da de e-commerce.

A história do comércio eletrônico começou em 1979 quando Michael Aldrich inventa a compra on-line permitindo relações de compras entre empresas porém apenas no início da década de 90 é que as transações eletrônicas no modelo em que conhecemos hoje foram possíveis, graças a utilização dos navegadores de internet. Na apresentação a seguir mostramos melhor este contexto da evolução, que também poderá ser obtido no link a seguir: http://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/infografico-um-pouco-da-historia-do-e-commerce/.

Apresentação Comércio Eletrônico

32 comentários:

  1. Apesar de encontrar certa resistência dos mais conservadores(comércio convencional), percebe-se que no Brasil existem condições de se tornar o e-commerce mais atrativo e eficiente.Uma legislação específica sobre o tema, já seria um grande avanço neste sentido.Carlos Alberto.

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  2. A realização do comércio através da internet, começou de forma despretensiosa,mas aos poucos perceberam que era algo que poderia gerar grandes lucros, e hoje vemos que os números de transações realizadas são vultuosos.(PAULO ROGÉRIO)

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  3. Rodolfo Almeida


    O Comercio Eletrônico se tornou hoje mais do que habitual usar a internet para realizar compras, contratar serviços, viabilizar transações financeiras, entre outros. Comprar pela internet tem suas vantagens e desvantagens, pois, é preciso saber com quem você está fazendo negócios para que se tenha a certeza que seu produto vai chegar ha segurança na internet é fundamental para que seus dados não cheguem a mãos erradas.

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  4. Vejam também na apostila do sebrae e nas apresentações as classificações de comércio eletronico. Quanto aos relacionamentos, cliente-empresa-governo B2C, B2G, B2B, C2C, C2B, C2G, G2C, G2B, G2G. Quanto aos meios de acesso, e-commerce, s-commerce, f-commerce, m-commerce, t-commerce, etc.

    Quanto a classificação dos sites em modelos básicos, site institucional, institucional incrementado, loja virtual, loja virtual independente, e site doméstico.

    Quanto as compras coletivas como podemos enxergar os pontos fortes e fracos deste tipo de negócio?

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  5. Simone Jamille

    Atualmente é difícil encontrar quem nunca usou a ferramenta do comercio eletrônico, seja por qualquer um dos meios que podem ser utilizados, é bom lembrar das vantagens que esse meio de comercio nos trouxe, mesmo com toda resistência imposta no inicio, a cada dia novas ferramentas e categorias chegam para nos auxiliar nesse processo a exemplos,F- commerce, S- commerce,M- commerce, entre outras formas.
    É necessário que haja também uma consciência e determinados cuidados para não ter problemas já que mesmo com todo seu crescimento ainda não se disponibiliza uma legislação especifica para controlar tais problemas, como explana o colega Carlos.

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  6. O comercio eletronico tem se tornado uma ferramenta indispensavel, dificil encontrar alguem que nunca tenha realizado transaçoes comerciais pela internet ou outro meio, ou alguem que pelo menos nunca tenha ouvido falar sobre este meio de negocio. Cada dia mais essa ferramente tem se tornado indispensavel no dia-a-dia, tendo em vista que o tempo esta cada vez mais raro e as pessoas hoje precisam de agilidade nos processos, literalmente fabricar tempo para tantas tarefas a serem realizadas, essa ferramenta universal tem tomado um mercado enorme e a tendencia e que se torne cada vez maior essa rede. Ja existe diversos metodos de negocios na internet e formas de negociar. metodos como compras coletivas, shoppings online, leiloes, venda de serviços, consultoria, etc.

    Jackson R. T. Araujo.

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  7. Com um crescimento tão rápido, com certeza essa revolucionária maneira de comercializar se torna imprescindível a qualquer empreendimento fisico, aliás quantos de nós já optamos pela compra virtual mesmo sabendo da existência de uma loja fisica?
    O uso da internet pra determinado fim de comercializar é que nos prova quanto tendencioso irá ser as negociações online, mesmo em detrimento de consumidores, empresas e governos. O alavanque do crescimento das compras coletivas é uma maneira que nos mostra o quanto comercializar online caminha em entrelinhas do offline, pois as empresas cada vez mais buscam reduzir custos de produção e a comrpa em massa, porém com padronização (padronização em massa) que para o consumidor diminuir o preço de compra mesmo assumindo os riscos da compra virtual que é baseado da confiabilidade de informações de dados como também a de entrega corretamente do que se compra.

    Lucas Ferreira

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  8. O comercio eletrônico, acredito que seja uma das melhores descobertas que já foi feita e o quanto que ela revolucionou em todo o mundo, modificando modos de compras dos cidadãos, auxiliando e facilitando a vida corrida dos empresários que antes teriam que enfrentar grandes burocracias para poder estar mostrando novos mostruários aos seus compradores hoje basta ser publicado e simples assim todos temo acesso do mesmo(B2B), e assim facilitou bastante tudo isso.

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  9. A historia do comércio eletrônico iniciou nas décadas de 80 e desde então tem tomado proporções jamais imaginadas, revolucionando e facilitando a vida de todos os tipos de usuários sejam governos, empresas ou cidadãos comuns; dentro das suas categorias de comércio eletrônico temos o B2B(empresas-empresas)B2C(empresas-consumidores)B2G(empresas-governos)C2B(consumidor-empresa)C2C(consumidor-consumidor)C2G(consumidor-governos)G2B(governos-empresas)G2C(governos-consumidores)G2G(governo-governos); como também encontramos as modalidades que são M-commerce através de dispositivos moveis, S-commerce rede sociais, F-commerce facebook, T-commerce tv digital, compras coletivas e o famoso e-commerce que é o comércio propriamente dito,ou seja, compra e venda de produtos ou serviços; diferenciando assim do e-business onde é realizado todo tipo de transação.
    RAQUEL PESSOA

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    1. Com a possibilidade de estar em qualquer lugar, a qualquer hora, consultando o que quiser, trocando experiências com uma pessoa do outro lado do planeta, e visando na forma comercial de uma empresa de qualquer porte atuar, a internet gera uma oportunidade única: conhecer cada detalhe de seu cliente a fim de estreitar os laços e com isso fazer um marketing cada vez mais direcionado. A possibilidade de se comunicar com outras empresas, clientes e fornecedores é sem dúvida uma grande vantagem, mas poder ter um maior controle do estoque, reduzir gastos com ligações interurbanas, registros mais precisos de encomendas e a possibilidade de acompanhar as necessidades do cliente em tempo real, torna a redução de custo um diferencial enorme. Com a comunicação frequente é possível também negociar de forma mais rápida, já que a empresa estará diante de todos os mercados ao mesmo tempo, podendo ajustar sua planilha de custo a qualquer momento e com isso facilitando a prestação de serviço diretamente ao cliente. Outro ponto positivo é conhecer o cliente através de seus cadastro e compras, sabendo assim seus desejos e suas necessidades.

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  11. CidKléio C. Silva.
    A evolução do Comércio Eletrônico.
    Entende-se por comercio eletrônico toda transação feita por equipamentos eletrônicos. Se bem que hoje em dia quando se fala em comércio eletrônico vem a mente somente a internet, por ser uma das que mais cresce, é a que primeiro se pensa, conhecida também por e-commerce.
    Dando início no ano de 1979, porém só veio ter sua expansão na década de 90, graças a evolução da internet. Apesar de muita resistência tem sido uma das maneiras que mais tem crescido. Muitos clientes tem preferido a compra pela internet pela comodidade e pelo baixo preço que se encontra. Porque passar horas pesquisando na rua por preços mais baixos e produtos melhores se eu posso ter tudo isso na comodidade da minha casa apenas com um click?
    Com o comercio eletrônico a abrangência de produtos vem crescendo a cada dia, onde antes eram vendidos produtos mais simples como livros, filmes, objeto eletrônico hoje se encontra produtos que jamais se pensou em vender pela internet como: flores, peixes e relacionamentos.
    Tendo também uma classificação maior do comercio eletrônico tais como: Relacionamentos, cliente-empresa-governo B2C, B2G, B2B, C2C, C2B, C2G, G2C, G2B, G2G. Quanto aos meios de acesso, e-commerce, s-commerce, f-commerce, m-commerce, t-commerce, etc.
    Outro ítem que tem crescido na internet tem sido os sites de compras coletivas, onde cada vez mais pessoas tem se aliado a esse tipo de compras.

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  12. Nos dias atuais é comum as transações eletrônicas, pois qualquer empreendimento deve está sempre interagindo com seus clientes através desse tipo de ferramenta, e as empresas que não tiverem nenhum negócio pela Internet já está ficando para trás. Hoje temos diversas categoria de negócios pela Internet, como é o caso das empresas, consumidores e governo, conhecida como B2B (empresa x empresa), B2C (empresa x consumidores), C2C (consumidores x consumidores), C2B (consumidores x empresa), G2C (governo x consumidores), G2B (governo x empresa) e G2G (governo x governo).

    Dispositivos:
    M-COMMERCE = Ex: casas bahia, compra fácil, submarino e etc.;
    S-COMMERCE = Ex: As redes socias;
    F-COMMERCE = Ex: Facebook;
    T-COMMERCE = Ex: TV digital, canal combate (responde enquetes em tempo real);
    C-COMMERCE= Ex: o próprio comercio eletrônico;
    Compras coletivas = Ex: Peixe Urbano

    Maria Madalena Pereira da Silva

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  13. É impressionante como o comercio eletronico estar em nosso dia a dia, em todo tempo estamos utilizando através de seus meios os varios tipos de comercio , que são b2b ( empresa com empresa) b2c ( empresa com consumidor ) b2g ( empresa com governo ) c2c ( consumidor com consumidor ) c2b ( consumidor com empresa ) c2g ( consumidor com governo ) g2g ( governo com governo ) g2c ( governo com consumidor) g2b ( governo com empresa ) , esses comercio são utilizados , quando compramos pela internet seja a pessoa fisica , ou a pessoa juridica , quando utilizamos os serviços oferecidos pela receita federal, entre tantas outras formas. E quanto aos meios são:M-COMMERCE(Magazine Luiza)S-COMMERCE ( rede sociais como facebook , fecebook)F-COMMERCE (facebook)T-COMMERCE (Tv digital que é uma tendencia hoje)C-COMMERCE ( o comercio através da internet, como submarino)Compras coletivas ( como grupon, peixe urbano, hotel urbano)

    Camila Galvão

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  14. O comercio eletronico hoje em dia esta muito ligado a internet por ser a tecnologia mais usada hoje em dia para esse neogicos mais isso so foi possivel com o surgimento da internet e sua evolução e o desenvolvimento de novas tecnologias de promação que fez com que a internet deixa-se de ser estatica e se tornou algo mais dinamico onde os usuarios pode ter mais interação com os sites e essa evolução continua com os dispositivos moveis agora que e um mercado que esta cresendo muito.
    ALEX A. DE SOUZA

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  15. O comércio eletrônico é atualmente uma ferramenta indispensável em todos os seus segmentos,para pessoas físicas, jurídicas e governos. É usada desde a fase de pesquisa de preços a possíveis reclamações pós venda, leilões e licitações.
    Conhecer e saber usar a internet comercialmente virou uma necessidade para todos, pois além de comodidade pode trazer bons lucros. CRISTIANO RAMALHO CAVALCANTI

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  17. O comercio eletrônico, mais conhecido hoje como e-commerce, é uma ferramenta de fundamental importância para B2C, B2B dentre outras. A cada dia que se passa nós necessitamos do uso deste canal para estudos, pesquisas, comunicações, compras enfim, é uma rede gigantesca que nos interliga a qualquer lugar no mundo em segundos, nos proporcionando uma rápida comunicação, praticidade e comodidade quando nos referimos ao e-commerce. ( Cristiane F. S Brito ).

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  18. No inicio o comércio eletrônico teve uma certa resistência como em tudo que esta começando, mas mesmo quem não acreditou no poder que a internet tem e terá por muito tempo. Vai chegar ao ponto de você nem precisar sair de casa para poder comprar o que precisa.
    Com o avanço maciço na tecnologia você terá o que quiser cada vez melhor, com qualidade, agilidade e também com preços competitivos.
    EUNERES

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  19. O comércio eletrônico vem crescendo a cada dia mais e mais, abrindo novos negócios a todo momento. Podemos utilizar a internet para efetuar compras, fazer transações de diversos tipos, contratar serviços, vender, anunciar, enfim, abrange diversas formas. Na minha opinião é tudo muito prático, rápido e seguro, sabendo a procedência de onde está comprando é tranquilo. O avanço da tecnologia da informação serve para a melhoria e evolução do comércio eletrônico.

    Daniela Ricarte

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    1. Ótimos comentários Daniela, Euneres e Cristiane. Importante salientar que o crescimento do e-commerce no Brasil se dá de forma exponencial, ou seja aumenta o crescimento a cada ano em relação aos anteriores, sendo que a cada ano o percentual de crescimento é bem maior.
      Os relatórios de avaliação do e-commerce no Brasil produzidos pela e-bit em parceria com a câmara e-net e outros órgão nos auxiliam para sabermos o potencial desta modalidade de comércio.

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  20. muito importante o uso da iternet, e compras através do comercio eletônico, pois atraves dela conseguimos ser mais práticos e com maior eficácia no tempo. O comercio eletronico possui fins de comercio, corretagem e plublicidade. Importante lembrar que antes pagavamos muito caro pela internet (uso) com o surgimento dos provedores melhou bastante a acessibilidade. Nos dias atuais basta apenas um click e pronto sua compra foi realizada com exito.

    Maria Aparecida

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  21. o modelo de negócios define a natureza de atuação comercial que uma empresa irá executar, como ela irá vender seus produtos e serviços. Define o valor que uma organização oferta aos seus consumidores com o objetivo de gerar lucro e sustentabilidade à empresa. O comércio eletrotônico vem ganhando espaço porém é necessário aumentar os número de empresas conectadas a rede, não somente os usuários, e que esse fato depende a inclusão e universalização do acesso a rede global.

    Isabel Cristina (ADM)

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  22. A cada dia o comercio eletrônico passará a ser mais necessário, uma simples pesquisa por um produto ou serviço irá beneficiar o consumidor com preço, prazo , qualidade,segurança e tempo que é primordial.

    SUSANA ( GESTÃO)

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  23. Com o mundo cada vez mais globalizado, a tendência é que a cada dia se aumentem mais o comercio eletrônico (transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico), tanto no Brasil como em outros países. Com esta crescente informatização, sabemos que as facilidades são muitas. Estar dentro desse mercado, significa principalmente para as pequenas e grandes redes de lojas, terem a oportunidade de venderem não só pela loja física, mas também pela internet e assim terem outras formas de ganhos, proporcionando ao mesmo tempo, outras maneiras do consumir adquirir seus produtos.

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  24. O Comércio eletrônico consiste no desenvolvimento de transações econômicas fazendo uso de equipamentos eletrônicos, como televisão(t-commerce), computadores(e-commerce), smartphones(m-commerce), está em franca expansão nos últimos anos, tanto com empresas que existe apenas no mundo virtual, quanto para empresas "físicas" que também fazem uso da plataforma Internet que atuou como catalisador nesse processo. Os modelos B2B, b2c, C2C, estão cada vez mais adquirindo mais adeptos e as cifras envolvendo as transações ficando cada vez maiores.

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  25. O surgimento da internet proporcionou uma grande facilidade para quem quer vender e comprar com mais praticidade e comodidade. A compra e venda pela internet é um fenômeno em constante crescimento, utilizada hoje por grandes empresas de sucesso, por empresas que querem crescer, e até por pessoas comuns, que utilizam a internet para fazer compras coletivas, e/ou vender algo, através de grupos on-line, como grupos de compra, venda e troca no facebook.

    Felipe Caminha de Moura - Gestão Comercial (4º Período)

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  26. As compras pela internet revolucionaram as relações de comércio na economia brasileira. Conhecer as transformações e a evolução deste setor é imprescindível para entender o mercado atual e apontar futuras tendências sobre os negócios na era digital.

    Gestão Comercial
    Gabrielly Paiva Fernandes Cavalcanti

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  27. comercio eletrônico., vem mostrando cada vez mais, ser seguro.,pratico.,e fácil sem a pessoa se quer sair de casa.,comprando e fechando negócios. isso demostra sua evolução no dia a dia.e o crescimento econômico das empresas que trabalham com a internet é uma prova disso.


    Pedro Paulo Araújo Medeiros

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  28. Vamos falar um pouco sobre os tipos de e-commerce existentes atualmente.

    Por e-commerce (comércio eletrônico) entende-se como o processo de se comprar e vender produtos e serviços pela Internet ou por outro meio eletrônico, cujo principal propósito é realizar negócios entre organizações e indivíduos.

    Existem basicamente sete tipos de “e-commerce” :

    Business to Consumer (B2C)

    Nesse ramo de e-commerce, a relação é estabelecida entre a organização (business) e o cliente(customer). Resumidamente, empresas online vendendo serviços e produtos para o cliente final.

    Business to Business (B2B)

    Consiste na relação de negócios entre empresas, como venda somente no atacado. Não existe a interação com cliente como pessoa física. Normalmente feito entre fabricantes e lojas.

    Consumer to Consumer (C2C)

    Este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas pessoas físicas, normalmente estabelecida através de um intermediador, como os sites de leilão de produtos e afins.

    Peer to Peer (P2P)

    Consiste em pessoas compartilhando, normalmente de arquivos digitais , sem a necessidade do intermediador. Para isso ambas partes devem ter instalado um software que permita a busca e a posterior transferência dos arquivos.

    Este ramo de e-commerce possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.

    m-Commerce

    Esta definição é relativamente nova e consiste em estabelecer uma transação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet,…). Devido ao aumento de venda e utilização desses dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um futuro próximo.

    s-commerce

    Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o e-commerce que faz uso da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções, etc.

    T-Commerce

    Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como meio de se vender produtos para os telespectadores. O telespectador pode a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.

    Ana Kely Oiveira (Gestão Comercial)

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  29. Achei bem interessante Professor e Turma.
    A Evolução do Comércio Eletrônico no Brasil.
    sex, 26/07/2013 - 08:00 - Atualizado em 02/09/2013 - 08:37
    Luis Nassif

    Coluna Ecônomica

    O comércio eletrônico tem crescido no Brasil a taxas de dois dígitos - acompanhando o ritmo de crescimento da Internet. Em geral, o segundo semestre costuma ser mais aquecido, devido às vendas de Natal. Mesmo assim, no primeiro semestre deste ano houve crescimento de 20 % em relação ao segundo do ano passado. De 2008 a 2012, um crescimento médio de 28% ao ano.

    E ainda há bom espaço para crescimento. O país tem 193,9 milhões de habitantes, dos quais 91,1 milhões (47%) acessam a Internet e 42,2 milhões (22%) já realizaram alguma compra na Internet. O crescimento da venda online é diretamente proporcional ao da banda larga.

    No Brasil, as vendas eletrônicas representam 3% do comércio total; nos Estados Unidos, chegam a 10%. Lá, os dispositivos móveis (celular e tablet) respondem por 17% dos acessos à Internet; no Brasil, apenas 7%. Dos 30 maiores sites de comércio eletrônico brasileiros, apenas dez estão adaptados para dispositivos móveis.

    ***

    É um mercado que comporta algumas formas variadas de negócio. A mais comum é o da loja offline que vende também pela Internet. É o caso das Americanas e da Submarino. Há os modelos de marketplace - locais que concentram vendedores e compradores,, nos quais a empresa de comércio eletrônico faz apenas a intermediação. Não se envolve com capital de giro, estoques, emissão de notas fiscais. Apenas coloca compradores em contato com vendedores. Entra aí o Mercado Livre.

    E há, finalmente, os sites de compras coletivas, como Peixe Urbano e Groupon.

    Em 2012, o e-commerce no Brasil faturou R$ 22,5 bilhões (73,2%), o marktplace R$ 6,6 bi (21,4%) e as compras coletivas R$ 1,6 bi (5,4%).

    ***

    Nascido na Argentina, o Mercado Livre é o 10o maior site de e-commerce no mundo, em uma lista liderada pela Amazon e Alibaba. Dos dez maiores, apenas 4 são marketplaces.

    Atua essencialmente na América Latina e Portugal, tem 85,7 milhões de usuários cadastrados. Tem ações na Nasdaq (a bolsa de tecnologia dos EUA) e um valor de mercado de US$ 5 bilhões.

    Sua trajetória é significativa do desenvolvimento do setor. Foi lançado em 1999, como uma autêntica startup (empresa iniciante), nascida em Stanford, de uma tese de mestrado do seu fundador, argentino.

    Começou como leilão de produtos ofertados por pessoas físicas. Na mesma época, surgiram mais 30 sites de leilão. Ele acabou adquirindo os três maiores concorrentes, Local, iBazar e Arremate.

    Em 2002, mudou o modelo de negócio e passou e vender produtos novos, na modalidade de preço fixo - o chamado B2C, venda de empresas para consumidores.

    Em 2004 lançou o Mercadopago (sistema de pagamentos) e os Classificados. Em 2010, o Mercadoshops, com lojas virtuais de terceiros. Em 2013, o Mercadoenvio, uma parceria com os Correios para remeter as compras para os consumidores.

    Fontes :http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-evolucao-do-comercio-eletronico-no-brasil

    Robson Viana de Medeiros-4°Período Gestão Comercial.

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  30. O comércio eletrônico tem crescido no Brasil a taxas de dois dígitos - acompanhando o ritmo de crescimento da Internet.buscando cada vez mais um espaço maior no mundo atual, assim tornando -se um mercado cada vez mais procurado por pessoas que buscam novidades .GERALDO DA SILVA 7 DE ADM

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