quinta-feira, 14 de março de 2013

Casos de Sucesso no e-commerce (Amazon e ebay)

Nos vídeos das postagens anteriores pudemos observar dois casos de sucesso no período embrionário do comercio pela internet e que sobreviveram ao fenomeno da bolha da internet. Nos artigos lincados abaixo estão algumas informações complementares sobre o funcionamento destas empresas e como elas alcançaram o sucesso que perdura até hoje.

Observem as estrátégias de Jeff Besos, para criar a Amazon.com e a de Pierre Omydar para a criação do ebay e como elas alcançaram o sucesso. Em seguida teçam comentários sobre o que aprenderam com a leitura.

Material complementar sobre os casos de sucesso.

Caso de Sucesso Amazon (Mariana Melo) 
Como Funciona a Amazon (Julia Layton) 

As histórias do visionário Jeff Bezos na Amazon (André Faust - Exame) 

Como Jeff Bezos fez fortuna com a Amazon (Maurício Grego - Exame) 

eBay: como surgiu o primeiro site de leilões da internet 

Como funciona o eBay 

38 comentários:

  1. Acreditar que é possível, quando tudo mostra ao contrário. Pesquisar, compreender e ousar em manter firme seus objetivos e ideais caracterizam pessoas visionárias como Besos e Omydar,empreendedores por natureza.Carlos Alberto.

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  2. Esses exemplos mostram que não basta apenas conhecimento, mas que devemos correr em busca de sonhos e projetos, sem ser intimidado pelas dificuldades.(PAULO ROGÉRIO)

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  3. Nos casos de sucesso estudados vimos que as duas empresas tiveram um eneorme sucesso, mas o que levou a cada uma delas a obter o sucesso?

    No caso da amazon uma empresa que se iniciou nos fundos de uma pequena garagem, quas as estratégias mais relevantes que podemos destacar nos artigos lidos? Divulgação, investimento inicial, planejamento, meta a longo prazo, logística, segmentação de mercado, podemos perceber preocupação com estes fatores nos artigos/vídeos citados, caso exista relacione e comente sobre os mesmos.

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  4. No caso do ebay qual foi o principal fator que proporcionou sucesso ao site e quais as estratégias utilizadas por omydar para planejar este negócio?

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  5. As duas empresas possuem um ponto em comum, a falta de medo de encarar objeçoes enfretados pelos dois empreendedores: Bezos e Omydar. Sem duvidas demonstraram a capacidade de receber um nao como um inicio e nao como um fim, indo alem de qualquer objeçao colocando suas ideias em pratica, trabalhando com responsabilidade, organizaçao, perseverança, compromisso e planejamento, esses dois casos de sucesso inspiraram ainda mais e alavancaram o comercio eletronico, tendo em vista que pela internet pode ser comercializado de tudo.

    Jackson R. T. Araujo

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  6. Duas empresas tão distintas em relação ao que se é comercializo, porém isso não requer que as duas sejam distintas em tudo, por todavia elas se entrelaçam como sucesso devido a superação do que chamamos de "bolha da internet", cada uma em suas particularidades, estratégias e diferencial.
    Já no caso da eBay, o maior site de leilões virtuais, ocorreu estrategicamente com a criação do formulario de feedback, com a surpresa dos feedbacks positivos e não apenas dos negativos como se era esperado. O seu primeiro produto a ser leiloado foi uma caneta quebrada aí foi onde o empresário notou que qualquer produto postado no site teria chance de vendas e o segredo do sucesso nas maos do modelo de negocio do site.

    Att: Não consegui abri o site que tem o estudo de caso da amazon...

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  7. As empresa Amazon.com e eBay se destacaram dentro do universo do comercio eletrônico por causa de um ideia audaciosa embasada em estrategias, pesquisas e dinamismo, mesmo seguindo tendências diferenciadas apresentada diante as suas peculiaridades. No caso da Amazon.com se destacou com a venda de livros on line onde ficou conhecida como a maior livraria virtual, hoje segue outras tendências de mercado, tipo cds, dvds, brinquedos dentre outros artigos, seu diferencial no entanto é fazer de tudo para customizar a experiência do comprador usando técnicas de marketing, rastreamento de cliente comércio eletrônico multinível, tudo isso tendo um foco de facilitar a vida de seus usuários; Já o caso da eBay conhecida como o maior site de leiloes virtuais, iniciou sua jornada vendendo uma caneta quebrada, daí se deu conta que poderia vender qualquer produto neste nicho de mercado.
    Raquel Pessoa

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  8. Foram varias as estrategias que a Amazon fez para estar se mantendo conectado e vendendo durante um longo período desde o inicio da sua fundação, umas delas são:
    * "Graças a descontos agressivos, a Amazon logo começou a fazer nome — e a incomodar".
    * "a Amazon passou a permitir que os clientes postassem no site suas próprias avaliações sobre os livros e as publicações, fossem elas positivas ou negativas".
    * "oferecer links para sites que vendiam produtos não disponíveis na Amazon.

    Entre outros que cada vez mais atraia cliente para a mesma que fez com que ate hoje esteja na internet vendendo.

    E a Ebay também teve suas grandes estrategias para conseguir sobreviver no comercio eletrônico desde o seu boom.

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  9. Se tratando do Ebay, O Pierre Omidyar era um simples programador, não fez nenhuma pesquisa de mercado, ele simplesmente achava que se fizesse um site para fazer leiloes online seria interessante. Mas acredito que como diferencial e estratégico no Ebay, foi que através da internet ter o poder de unir pessoas instantaneamente ele pudesse construir um mecanismo para as pessoas se unirem e fazer negócios ao mesmo tempo, e de uma forma que todas as classes sociais pudessem interagir. Acredito que essa mecânica de negocio foi à chave para o sucesso.

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  10. As duas empresas, são exemplos claros de grandes empreendedores uma vez que ambas conseguiram se manter mesmo com o estouro da da bolha da internet.
    O criador do site Ebay viu que o mercado tava aberto para todos gostos e clientes e confirmou essa tese ao leiloar uma caneta quebrada por 12$.
    Já a Amazon destacou-se por ser a primeira empresa a vender livros online onde consolidou-se como a maior loja de livros online do mercado eletrônico ate os dias de hoje.
    Ambas são provas que toda ideia tem quer se estudada, planejada acima de tudo e por fim ter coragem para enfrentar os problemas e dificuldades que surgiram ao longo do tempo.

    Simone Jamille

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  11. Os dois casos de sucesso mostram duas empresas com uma visão um tanto futurista, no primeiro caso da Amazon teve um melhor planejamento e o seu criador Jeff Bezos buscou manter os pés no chão, já no segundo caso, o criador do EBay não buscou um planejamento, apenas resolveu criar uma distração, mas com o tempo, ele melhorou seu empreendimento e o transformou em uma inovação para a época.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. CidKléio C. Silva.
    As empresas Ebay e Amazon.com dentro do comercio eletrônico ganharam destaque com uma estratégia bastante ousada, pesquisas e disposição de seus idealizadores.
    A Amazon.com se destacou inicialmente por sua incrível venda de livros pela internet, ficando conhecida como a maior livraria virtual do mundo. Nos dias atuais já não vende somente livros, tendo diversificado bastante seus conceitos e produtos, aplicando fortemente na campanha de marketing e customizando seus produtos para ser o seu diferencial. Abusando de descontos incríveis, dando espaço para seus clientes postarem opiniões de uso de seus produtos, disponibilizando links de outros sites que vendiam produtos similares que estavam indisponíveis temporariamente, dentre outros.
    O E-bay, consolidou-se por seus leilões, chegando a ser conhecida como o maior site de leilões, com um início bastante curioso, por suas vendas de produtos que jamais alguém imaginasse que venderia, como por exemplo, uma caneta quebrada e sem utilidade, enxergando assim um forte nicho de mercado.

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  14. Acredito que tanto no caso da Amazon como o da Ebay havia um objetivo, que era lucrar através da internet, que era uma tendencia que surgia no tempo, claro que houveram dificuldades, mas o foco e a persistência fizeram com que elas tivessem sucesso, houve um estudo para saber o que se poderia ser vendido, houve adequações ao mercado para não naufragarem junto com tantos outros, e houve muito trabalho. A ebay por exemplo veio a se consolidar através de seus leilões e perceberam que poderiam vender qualquer coisa pela internet , e que o publico iria absorver. Já a Amazon , viu a oportunidade de vender livros que fisicamente seria impossível numa loja física , pois não poderiam ter espaço para vender tantos livros. O que as duas tem em comum foi a persistência, mesmo a Amazon tendo planejamento e a ebay ir testando ambos persistiram e são um sucesso.

    Camila Galvão

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  15. História da Amazon e a Ebay
    Em 1994 um executivo de uma empresa do Wall Street, largou seu emprego com objetivo de realizar um sonho que era abrir um negócio pela Internet, de forma planeja, pois o mesmo antes tinha feito todo um estudo, pesquisas de mercado para conhecer o costume dos americanos referente a compra de livros, então a Amazon.com nasceu como loja virtual com mais de 1 milhão de títulos, tornando-se assim um dos maiores distribuidores de livros. Uma ideia ousada, divulgação boca a boca e sucesso.
    Enquanto a Ebay fundado pelo Pierre, um completo lunático que sem planejamento nenhum começou um negócio pela Internet, vendendo objetos que praticamente ninguém pensava ter mercado como no caso de uma caneta quebrada que para a maioria dos consumidores não compraria, mais como tudo tem mercado, ele acabou vendendo para colecionadores e assim criou um leilão on-line. A relação entre o Amazon.com e a Ebay foi o sucesso dos negócios.
    Maria Madalena P. da Silva

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  16. A Amazon e o Ebay são um dos melhores exemplos de empreendedorismo onde eles ouzaram nas ideias mais souberam fazer estrategias para consegir se firmar no mercado.

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  17. Amazon e Ebay tiveram em comum pioneirismo, coragem e perseverança entre as diferencas jeff besos era um administrdor esperiente e queria ganhar dinheiro, ja Pierre Omidyar queria se divertir, a amazon queria ser conhacida por vender barato para se firmar e eba pela variedade de produtos muitas veses inusitados, mas os dois apostaram no novo.

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  18. esse comentário acima é de CRISTIANO RAMALHO CAVALCANTI

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  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  20. Olá, meu nome é Davi Leite Costa e curso o 7° período de administração da UNESC, acredito que hoje em dia as organizações carecem acompanhar esse grande bum tecnológico e se fazer presente onde existir demanda para produtos e ou serviços que possam ser oferecidos, pois hoje, consumidores buscam produtos com qualidade; agilidade; pontualidade e acredito que acima de tudo, comodidade...tudo o que desejar ao click do mouse,nos casos vistos e comentados em sala, noto que o mercado precisa de mais "loucos" como o da amazon.

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  21. Ola Davi é isso ai e muito importante as empresas se adequarem as tecnologias emergentes atendendo as necessidades do cliente ou inovando colocando novas formas de atrair o cliente e realizando estratégias para vencer a concorrência.

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  22. Vamos lá turma cade os comentarios?
    Qual foi ou quais foram as idéias principais dos idealizadores da Amazon e do ebay?
    Vocês conhecem casos semelhantes aos mesmos?

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  23. Jeff Bezos (Amazon) e Pierre (ebay),foram e são grandes visionários no mundo do comercio eletrônico. Taxados muitas vezes como "loucos" eram criticados por muitos no início de suas carreiras, pois eles criavam coisas inimagináveis aos olhos de muitas empresas tradicionalistas eram bobagens, utopias algo insignificantes. Hoje a "Amazon" e o "ebay", são grandes referências para o mundo do comercio eletrônico, pois como grandes visionário que são, estão sempre inovando, criando novas formas e oportunidades de ganhar dinheiro pela Internet.

    CRISTIANE DE BRITO

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    1. Professor, este comentário é de Cristiane F da Silva. Desculpas foi um erro de envio.
      Cristiane de Brito.

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  24. Jeff Bezos (Amazon) e Pierre (ebay),foram e são grandes visionários no mundo do comercio eletrônico. Taxados muitas vezes como "loucos" eram criticados por muitos no início de suas carreiras, pois eles criavam coisas inimagináveis aos olhos de muitas empresas tradicionalistas eram bobagens, utopias algo insignificantes. Hoje a "Amazon" e o "ebay", são grandes referências para o mundo do comercio eletrônico, pois como grandes visionário que são, estão sempre inovando, criando novas formas e oportunidades de ganhar dinheiro pela Internet.

    CRISTIANE DE BRITO

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  25. Pierre (ebay) Fundador do fenômeno global: o maior bazar, shopping center online, onde artavés de categorias podemos achar desde comida, órgãos humano e arenaves. O mesmo quando fundou ficou deslumbrado de como as pessoas podia fazer trocas online seu primieiro item a ser vendido foi uma caneta a laser quebrada. Cresceu muito r´pido no comercio eletronico. Hoje tornou-se refrência em compras, trocas e leilões.
    Para Pierre (Amazon) Surgiu com o estudo do que precisava e era melhor pra vender. Grande estratégico seu marketing deu início com a propaganda boca a boca. Foco em atendimento de clientes. Foi um dos primeiros loucos a a deixar colocar no site as opiniões dso consumidores sobre a compra, entrega e satisfação do produto.

    Maria Aparecida

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  26. Jeff foi ousado e corajoso mas isso foi fundamental pra o seu sucesso. Pierre passou confiança pra seu compradores criando o relatório de feedback com a opinião dos compradores, passando assim confiança e entendendo ao mesmo tempo os seus clientes.

    Isabel C.
    ADM

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  27. Pierre usou a estratégia do marketing boca a boca, com foco nas necessidades dos clientes e suas opiniões eram expostas no site .
    Jef um visionário de coragem.

    SUSANA (GESTÃO)

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  28. Jeffrey Bezos, sem duvida nenhuma, um cara fantástico, sonhador e empreendedor. Largou a empresa em onde trabalhava ao perceber a evolução da internet. Imaginou que poderia ganhar dinheiro com ela porque até então, ninguém tinha pensado naquele ramo de negócio e assim o fez. Embora que no início passou por algumas dificuldades, como por exemplo: Muitas pessoas que ele o procurou não lhe darem credibilidade. Mas, a resposta maior é o que a AMAZON representa hoje no mundo do comércio eletrônico e este sonhador, Jeffrey Bezos ser considerado, um dos grandes visionários no mundo desse ramo de negócio.
    Pierre Omidyar, um ex-programador de computador, lançou a Ebay de leilões on-line em 1995, para se tornar a maior empresa pontocom do mundo, que permite aos consumidores dar lances para tudo. Porém, existem algumas restrições para o não comércio de: Armas de fogo, partes do corpo humano, drogas e dispositivos sob prescrição entre outros.

    A relação entre ambos, é o sucesso que suas empresas atualmente possui, no e-commerce.

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  29. Duas mentes brilhantes, onde cada um trabalhava em sua área de atuação. No início da Internet com o uso do "www" ambos viram oportunidades de crescimento e com isso investiram. O ebay, inicialmente com leilões on-line, e a "amazon.com" inicialmente com venda de livros e depois com vendas de uma série de produtos se tornaram empresas muito lucrativas e sustentáveis, sobrevivendo a bolha da internet e influenciaram para que surgisse uma série de sites semelhantes que melhoraram sensivelmente as possibilidades de comércio eletrônico. Ambos buscam maximizar a satisfação dos clientes e estão expandindo de forma significativa os produtos e serviços ofertados para manter a competitividade.

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  30. O idealizador do ebay desejava possibilitar a venda de produtos pelos usuários pelo sistema de leilões e da amazon.com foi com relação a venda de livros. Hoje ambos expandiram suas áreas de atuação. Como estratégias semelhantes ao do ebay temos a do mercado livre e da da amazon.com temos a Netshoes com a venda de roupas, calçados, artigos esportivos, etc...

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  31. Em relação a Amazon Jeff fez uma pesquisa de mercado, já que identificou que a venda de livros ficaria em segundo lugar nos produtos que poderiam serem comercializados na internet, no seu site tinha um mix de livros, 1 milhão na sua abertura, venda 24 horas todos os dias, foi estrategista em escolher o nome Amazon e ousado pois apostou no boca a boca para divulgar seu site, sobreviveu ao estouro da bolha mesmo sem ter lucros e depois viu que era necessário adicionar novos produtos de diferentes categorias em seu mix.

    A ebay, foi o primeiro site de leilão da internet em 1995, qualquer coisa poderia ser negociada entre vendedores e compradores, no início ele teve coragem e disposição para criar o site, porém, depois viu que faltava algo e criou o relatório de feedback onde os compradores opinavam sobre as transações.

    Professor esse feedback seria aqui o ebit???

    Daniela Ricarte

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  32. O sucesso das empresas se deram através de intensas pesquisas e ousadia, focando nos seus objetivos e ideias, com inúmeras estratégias para conseguir se manter firme no mercado.
    Nos dois casos podemos observar uma visão mais a frente, grandes planejamentos e criatividade e, acima de tudo, inovação.

    Felipe Caminha de Moura - Gestão Comercial 4º Período)

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  33. Jeff foi um cara inovador que imaginou algo que ninguém tinha inventado, idealizador corajoso, criou uma livraria virtual, que hoje é considerada a maior do mundo.
    Pierre não buscou nenhum tipo de planejamento apenas lançou sua ideia sem nenhuma programação.
    Duas grandes referências para o comércio eletrônico.

    Ana Kely Oliveira ( Gestão)

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  34. O maior bazar shopping center foi Pierre(ebay)que permite aos consumidores dar lances para tudo, desde itens americanos misteriosos até dinares iraquianos.Ele se concentra em filantropia com uma diferença: apóia tanto empresas sem fins lucrativos como aquelas voltadas ao lucro e envolvidas em "habilitação de indivíduos e enriquecimento de conexões".

    Gabrielly Paiva Fernandes Cavalcanti
    Getão comercial

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  35. sempre sendo inovadores.,e objetivos,estratégicos ambas empresas conseguiram grande sucesso e são o que são hoje.
    artigo muito interessante esse da revista época negócios.,bom analisar
    http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDR76948-8383,00.html


    Pedro Paulo Araujo Medeiros.

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  36. Achei bem Interessante .
    SÃO PAULO - Mais uma gigante americana do comércio eletrônico está desembarcando no país. Depois da Amazon, que chegou às terras brasileiras em 2012, o eBay colocará à disposição de quem navega por dispositivos móveis um aplicativo com conteúdo em português e preços convertidos para o real. A oferta de produtos será restrita ao segmento de moda, que inclui roupas, óculos, joias e produtos de beleza. O aplicativo estará disponível para download na App Store daqui a duas semanas. Os androids serão os próximos contemplados, mas ainda sem data prevista.

    — Identificamos o que o brasileiro gosta de comprar: produtos de marca, novos e com bom preço. E são itens com essas características que nós vamos oferecer ao consumidor brasileiro — prometeu Luis Arjona, chefe de operações do eBay no Brasil.

    A página do eBay na internet, já conhecida por grande parte dos internautas, também está sendo traduzida e deve entrar no ar em 12 meses. Durante esse período, segundo Arjona, outras novidades, como produtos e vendedores, devem aparecer para os brasileiros.

    — O aplicativo é o nosso primeiro passo no Brasil. Vamos propiciar uma nova experiência de compras, por meio do celular. Queremos ser protagonistas dessa mudança no jeito de comprar — completou Arjona.

    Transações no cartão virão em dólar

    As transações no cartão de crédito continuarão sendo computadas em dólares, o que implica pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38% sobre o valor total da compra. Quem já tem cadastro no eBay poderá usar o mesmo login e senha para acessar o aplicativo. As compras pela página da web também continuarão liberadas.

    A chegada no Brasil faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa. Arjona contou que há pouco mais de um ano o eBay detectou que os mercados emergentes serão os responsáveis por 90% do comércio eletrônico mundial. O lançamento do aplicativo, por exemplo, ocorrerá aqui e na Rússia quase simultaneamente.

    A aposta é que os mercados emergentes representem pelo menos 25% das transações do grupo até 2015. Para se ter uma ideia de grandeza, nos doze meses de 2012, o eBay registrou US$ 75 bilhões em transações de compra e venda de produtos.

    Segundo a empresa, hoje no Brasil há 37 milhões de usuários de internet móvel e estima-se que esse número chegue a 96 milhões em quatro anos. Outros dados do eBay mostram a grande participação dos brasileiros nas transações da companhia: a cada quatro minutos, por exemplo, foi vendida uma bolsa feminina ao país; a cada seis minutos, um sapato feminino; e a cada oito minutos, um óculos de sol masculino.

    — Nossa primeira meta é encantar o cliente com essa nova experiência de compra, trazendo inovação e qualidade. O crescimento no volume de vendas é uma consequência deste trabalho — contou Arjona.

    O eBay também terá uma equipe e um escritório no Brasil. Uma das funções da sucursal será fazer a tradução das dúvidas dos compradores aos vendedores e vice-versa.

    O aplicativo desenvolvido tem um sistema inteligente que identifica os interesses do internauta a partir das compras já feitas e dos produtos que foram visualizados. Dessa forma, em um “esquema de previsão”, como define o executivo da gigante americana, o programa sugere as próximas compras. O valor do investimento não foi revelado.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/apos-amazon-ebay-desembarca-no-brasil-10012409#ixzz2fTc7MukN
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    Fontes : http://oglobo.globo.com/tecnologia/apos-amazon-ebay-desembarca-no-brasil-10012409

    Robson Viana de Medeiros. 4 Período Gestão Comercial.

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  37. houve adequações ao mercado para não naufragarem junto com tantos outros, e houve muito trabalho . e Bay, o maior site de leilões virtuais, ocorreu estrategicamente com a criação do formulario de feedback,, o maior site de leilões virtuais, ocorreu estrategicamente com a criação do formulario de feedback. Tanto a Amazon qunto a ebay buscavm lucros maior. esse era um doa grandes objetivos deles.

    GERALDO 7 P DE ADM

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